Propósito e impacto

Esta dimensão se refere à necessidade de que projetos de PSA se constituam como meios para atingir determinado(s) objetivo(s), relacionados sobretudo à mitigação das pressões ambientais existentes na região de atuação. Assim, importantes reflexões devem ser feitas, como os princípios, a clareza de objetivos para implantação de um programa de PSA, o impacto pretendido e a realidade que se pretende transformar na região. Destacamos os seguintes pontos [45]:

  • Inicialmente, é preciso analisar se a estratégia de PSA é a melhor opção para o alcance dos objetivos ambientais pretendidos, identificar bem o problema a ser resolvido e refletir qual é a melhor estratégia. O PSA deve ser motivado por uma demanda existente – por exemplo, a redução da turbidez da água, ou o aumento da disponibilidade hídrica em épocas de estiagem, entre outros. Isso deve ser considerado na fase conceitual e decisória, uma vez que sua viabilidade dependerá, também, de fontes de recursos capazes de manter a perenidade e longevidade das iniciativas.
  • Recursos são escassos, por isso é importante priorizar em que ponto há maior potencial de incremento de serviços ecossistêmicos e maior efetividade dos resultados, a partir de estudos diagnósticos que estabeleçam áreas prioritárias, bem como buscar a conexão entre o projeto de PSA hídrico e programas, políticas e estratégias complementares.
  • O objetivo do instrumento de PSA hídrico é servir como mecanismo de conservação e proteção dos recursos hídricos e não como uma ação de transferência de renda, meramente assistencialista, a proprietários.

É preciso ter cuidado para não gerar incentivos perversos, ou seja, para não se criar fluxos de pagamento para potenciais infratores refrearem seus desejos de infração somente às custas de benefícios.

Para a projeção de potenciais impactos de um projeto de PSA hídrico podemos recorrer a análises de modelagem de serviços ecossistêmicos, nas quais os fluxos de serviços ecossistêmicos hídricos são simulados em relação a um cenário de uso/cobertura da terra desejado (pós-implantação das atividades planejadas). Em seguida, os resultados são comparados aos fluxos destes serviços ecossistêmicos na condição de pré-projeto [46]. Desta forma, é possível inferir o incremento de serviços ecossistêmicos que o projeto de PSA hídrico poderá proporcionar. Exemplos desta abordagem podem ser encontrados na página da Fundação Grupo Boticário sobre estudos de Soluções baseadas na Natureza.