As Soluções baseadas na Natureza são intervenções que utilizam a natureza e as funções naturais de ecossistemas saudáveis para enfrentar os desafios mais urgentes do nosso tempo.

Há conceitos variados sobre SbN na literatura técnica. Independentemente das diferentes abordagens, todos convergem para a ideia de que as SbN devem beneficiar a biodiversidade e apoiar a entrega de uma gama de serviços ecossistêmicos para aumentar a qualidade de vida humana e de todos os seres vivos.

Em qualquer caso, as SbN são entendidas como um conceito emblemático que pode fornecer incentivos para governos, instituições, empresas e cidadãos para desenvolver formas alternativas de integrar o capital natural nas políticas e no planejamento, e para manter ou aumentar a biodiversidade e o bem-estar humano [16].

A maior vantagem das SbN é a multifuncionalidade, pois são soluções abrangentes que vão além de resolver um problema específico e geram inúmeros co-benefícios que atendem a diversas agendas sociais, econômicas e ambientais.

Figura 1B – Infográfico dos desafios e benefícios das SbN

As SbN podem ser entendidas, portanto, como um conceito guarda-chuva que engloba diversos outros termos, conforme ilustrado na figura 1C.

Figura 1C – Soluções baseadas na Natureza como um conceito guarda-chuva e a relação com os principais conceitos existentes.

Além de solucionar demandas específicas para as quais foram desenhadas, as SbN contribuem para cumprir as agendas de acordos globais, tais como a Nova Agenda Urbana, o Acordo de Paris, o Marco de Sendai, as Metas de Aichi, além das novas metas da biodiversidade pós-2020 estabelecidas na 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP15 da CDB), em Kunming, na China.

As SbN contribuem com a Agenda 2030 e com o atendimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, principalmente os destacados na figura 1D.

Figura 1D – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – ODS

Soluções baseadas, derivadas e inspiradas na natureza – entendendo as diferenças.

Com a popularização do termo, é comum encontrar nomeadas como SbN ações que não são enquadradas no desenho conceitual dessas soluções. O ponto-chave para a distinção é considerar que as SbN devem entregar simultaneamente benefícios sociais, econômicos e ambientais com ganhos para a biodiversidade.

Ainda que não se enquadrem como SbN, algumas ações podem ser ideias sustentáveis excelentes e altamente recomendadas para melhoria dos espaços públicos, especialmente quando adotadas de forma combinada a SbN. Alguns exemplos muito comuns são:

  • academias ao ar livre;
  • intervenções de acupuntura urbana;
  • usinas de energia renovável;
  • estruturas de captação e reuso de água;
  • áreas de descanso (parklets);
  • iniciativas de compostagem;
  • calçadas permeáveis; entre outros.

O Padrão Global para SbN da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN Global Standard) enfatiza a diferença entre soluções baseadas, derivadas e inspiradas na natureza [15]:

  • Soluções baseadas na natureza usam o poder de ecossistemas funcionais como infraestrutura para fornecer serviços naturais em benefício da sociedade e do meio ambiente.
  • Soluções derivadas da natureza – como as energias eólica, solar e das ondas e marés – ajudam a suprir nossas necessidades de energia limpa por meio de métodos de produção a partir de fontes naturais. Essas fontes de energia vêm do mundo natural, mas não são baseadas diretamente em ecossistemas funcionais.
  • Soluções inspiradas na natureza são materiais, estruturas e sistemas criados a partir da inovação na produção e no design. Por exemplo, a biomimética é uma prática que aprende e imita as estratégias encontradas na natureza para resolver desafios, como luvas adesivas que imitam as adaptações das lagartixas para escalar paredes, o velcro que funcionam como carrapichos grudados nos pelos de animais, entre outros. Embora imitados da natureza, esses exemplos não são baseados em ecossistemas funcionais.

Os melhores exemplos de SbN são os que atuam em conjunto com a infraestrutura cinza, melhorando o desempenho dos sistemas e, consequentemente, criando maior resiliência [14]. Portanto, a ideia de oposição entre estes modelos é falsa e o que se deve buscar é a complementaridade.

Figura 1E – Comparação de custos entre abordagens convencionais e conjunta. Fonte WRI, 2020