Planejamento sistêmico para SbN

Soluções sistêmicas: Pensar de forma macro e agir localmente

Quando pensamos em soluções multifuncionais, entendemos a necessidade de criação de soluções sistêmicas que abordem múltiplos desafios, seja pela implementação de soluções locais – como edificações, lotes ou ruas – ou em regiões mais abrangentes – como bairros, cidades ou bacias hidrográficas.

Para potencializar a efetividade dos benefícios para sociedade, cada solução implementada deve ser considerada como parte de um sistema mais amplo. Diversas soluções aplicadas na mesma área ou região – a depender da escala do problema – propiciam um sistema integrado com soluções complementares. Com isso, se um componente se sobrecarrega – ou até mesmo falha – entra outro que mantém o funcionamento do conjunto. Essa combinação pode ser feita com outras SbN ou, inclusive, com elementos da infraestrutura convencional, de acordo com a estratégia escolhida para superar o desafio.

Um parque linear que tem como principal função o controle de cheias e inundações, por exemplo, não pode ser pensado como algo isolado na paisagem e no contexto social. Deve estar inserido como um dos elementos necessários a um sistema mais amplo de drenagem urbana e de opções de lazer, composto também por outras soluções.

Figura 2C – Combinação de soluções – Sistema Urbanos de Drenagem Sustentável (SuDS)

A figura anterior ilustra um exemplo de um sistema formado por vários elementos complementares que visa a resolver um problema complexo – neste caso, a drenagem urbana – e que, além disso, gera inúmeros co-benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Enquanto o parque, localizado em uma área estratégica, cumpre com uma função mais ampla, outras soluções complementares podem ser adotadas, como pequenos reservatórios interconectados – jardins de chuva, biovaletas, lagoa de retenção, entre outros – em pontos específicos que exijam reforço na captação e armazenamento de água em períodos mais críticos. Neste sistema, a água transita entre os reservatórios e é conduzida até uma área de acomodação maior, como uma lagoa de retenção ou, dependendo da criticidade, um reservatório de infraestrutura cinza – conhecido como piscinão. Também podem fazer parte desta composição edificações com teto verde, de modo a reter parte da água da chuva e diminuir sua velocidade de escoamento, conduzindo-a lentamente à calçada, que pode ter um canteiro pluvial.

Ao mesmo tempo em que faz parte do sistema de drenagem urbana, o parque também contribui na solução de outros desafios da cidade: sistema de áreas verdes urbanas, composta por praças, corredores verdes e arborização de ruas; sistema de áreas de lazer e recreação; habitação de interesse social; sistema de mobilidade urbana sustentável; entre outros.

Portanto, para maior efetividade e potencialização dos benefícios para sociedade, as SbN devem ser implementadas a partir de um planejamento territorial integrado e conectado a diferentes agendas.