Resumo Executivo

Como usar este catálogo de SbN?

O Catálogo é composto por quatro módulos temáticos, que contemplam os seguintes conteúdos:

  • Módulo I – Introdução: Apresentamos conceitos e características fundamentais das SbN para suprir a necessidade de entendimento teórico sobre o tema. De forma resumida, contextualizamos o processo de ocupação e os principais desafios apresentados na maioria das cidades brasileiras. Na sequência, apontamos como os benefícios gerados pelas SbN podem resolver ou minimizar estes desafios. Por fim, apresentamos uma classificação das SbN com foco no contexto brasileiro.
  • Módulo II – Planejamento Sistêmico: Abordamos questões relativas ao planejamento sistêmico e elementos básicos para o início de projetos em SbN. Entender os principais desafios, oportunidades e possíveis entraves é ponto essencial nesta fase, utilizando o Plano Diretor Municipal como principal instrumento do Planejamento Integrado Municipal. Em seguida, oferecemos recomendações gerais trazendo caminhos percorridos e aprendizados, por meio da apresentação de casos, além de dicas, recomendações e exemplos de como integrar as ações de SbN no marco normativo do Plano Diretor Municipal.
  • Módulo III – Soluções: Selecionamos seis soluções aplicáveis ao contexto brasileiro, com informações gerais, desafios endereçados, benefícios diretos e indiretos, além de informações técnicas e recomendações gerais para implementação e manutenção.
  • Módulo IV – Referências e materiais de consulta: Informações de base a serem utilizadas e consultadas ao longo do entendimento e da elaboração das estratégias de SbN.