Conhecendo e entendendo SbN

Classificação das SbN

Segundo a literatura, as SbN podem ser entendidas de várias maneiras, de acordo com sua abordagem e perspectivas das partes interessadas. Uma das classificações mais utilizadas foi cunhada por Eggermont [16], que divide as SbN em três tipos:

  • Tipo 1 – consiste na mínima intervenção nos ecossistemas, com o objetivo de manter ou melhorar a entrega de uma gama de serviços a partir desses ecossistemas preservados;
  • Tipo 2 – ecossistemas existentes modificados ou recuperados para oferecer melhor os serviços selecionados; e
  • Tipo 3 –novos ecossistemas criados ou construídos, por meio de, por exemplo, telhados verdes, biovaletas, entre outras estruturas [16] [17].

Para a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), as SbN se referem especificamente às ações diretas com benefícios à biodiversidade, desconsiderando, por exemplo, algumas ações do tipo 3. Já a Comissão Europeia direciona o entendimento para o desenvolvimento socioeconômico, não havendo restrições aos tipos acima apresentados, mas incluindo, especialmente, a dimensão econômica de custo-efetividade [17].

Este catálogo reconhece estas abordagens e – buscando adequar-nos à realidade e ao contexto dos principais desafios das cidades brasileiras – classifica as SbN de acordo com os tipos 1-3, sendo o 3 dividido por escala de aplicação, conforme apresentado no quadro seguinte.

Exemplos de SbN por tipos 1-3 e escala de aplicação (baseado em: Eggermont et al., 2015)

No módulo III deste catálogo, serão apresentadas de forma mais detalhada as seguintes SbN:

  1. Telhado verde;
  2. Jardim de chuva;
  3. Alagado (wetland) construído;
  4. Praça úmida;
  5. Parque linear e multifuncional; e
  6. Nascentes e mananciais – PSA hídrico.

Lembramos que este material não tem a pretensão de ser um documento exaustivo para a apresentação de uma grande quantidade de soluções, nem mesmo abordar com muita profundidade aspectos técnicos de implementação, mas sim servir como ferramenta de diretrizes necessárias à tomada de decisão e fonte de informações mínimas para que as fases iniciais do processo de planejamento e implementação ocorram com eficácia.