Resumo Executivo

Quem faz este catálogo?

Este catálogo é resultado do aprofundamento das etapas de mapeamento e implementação de Soluções baseadas na Natureza já realizadas pelo Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS), plataforma virtual brasileira de mapeamento e divulgação de soluções urbanas inovadoras, e conta com a parceria do ICLEI América do Sul, do ICLEI Europa – por meio dos projetos Connecting Nature e UrbanbyNature – e da Aliança Bioconexão Urbana.

O conteúdo que apresentamos aqui deriva de um trabalho de pesquisa e sistematização de conhecimentos, elaborado com base em referências – estudos, planos, estratégias e iniciativas – desenvolvidas em cidades brasileiras e de outros países, bem como em análises e consultas a especialistas e atores públicos e privados. Consideramos diferentes abordagens técnicas aplicadas nos temas de SbN e políticas públicas ambientais no Brasil.

Como resultado indireto e difuso, pretendemos, com este material, contribuir para a melhoria do status de conservação de porções do território brasileiro, para o aumento da resiliência da sociedade e da economia frente aos problemas atuais e para a melhoria das estratégias de políticas públicas ambientais no Brasil.

Esperamos fortalecer o argumento de que a adoção de medidas de conservação da natureza não representa entrave, mas sim condição essencial para o desenvolvimento econômico e social.

logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo