Resumo Executivo

A reabilitação das cidades é um tema que vem ganhando atenção global, integrando uma ótica diferenciada à pauta das políticas e dos debates contemporâneos que reconhece os múltiplos benefícios da natureza conservada como condições essenciais ao desenvolvimento social e econômico.

As adversidades resultantes do modelo de desenvolvimento consolidado, principalmente a partir da segunda metade do século XX – e atualmente agravadas pelas mudanças climáticas –, trazem, de forma crescente, enormes prejuízos para governos e empresas, já que exigem aportes financeiros vultuosos em ações emergenciais e corretivas relacionadas à sustentabilidade ambiental.

Estes recursos, contudo, poderiam ser poupados a partir de investimentos em ações preventivas que aumentem a capacidade da sociedade e dos territórios de enfrentar condições extremas e adaptar-se aos efeitos das mudanças climáticas. Esta é a lógica que guia as Soluções baseadas na Natureza – SbN.

Soluções baseadas na Natureza (SbN) são ações inspiradas e apoiadas na natureza que proporcionam benefícios simultaneamente ambientais, sociais e econômicos e ajudam a construir resiliência para enfrentar os desafios relacionados a mudanças climáticas, disponibilidade de recursos, qualidade ambiental e questões socioeconômicas em escalas diferentes e interconectadas [1].

Existe um potencial significativo na utilização das SbN para enfrentar os desafios mais urgentes do nosso tempo, uma vez que elas promovem a integração efetiva das agendas ambiental, social e urbana, bem como favorecem o necessário aumento de resiliência frente a emergências climáticas e crises sanitárias.

Para tanto, é preciso buscar alguns objetivos, de modo que as ações relacionadas a SbN ganhem escala, incluindo a promover o entendimento mais amplo sobre seus benefícios, incentivar o pensamento a longo prazo nos investimentos públicos, disseminar a experiência prática e o conhecimento técnico sobre o planejamento e a implementação destas soluções, bem como buscar diagnósticos mais precisos sobre as necessidades específicas de cada local.