Parque Linear Multifuncional

Infraestruturas; equipamentos

Paisagem urbana; cidades

Desafios e benefícios

Gestão da água/ Segurança hídrica

Incidência:

Benefícios:

Redução de inundações e alagamentos

Benefício direto

Riscos relacionados ao clima

Incidência:

Benefícios:

Regulação da temperatura/conforto térmico

Perda de habitat e de biodiversidade

Incidência:

Benefícios:

Aumento da biodiversidade e de habitats;

Observação da fauna

Saúde e bem-estar

Incidência:

Benefícios:

Oportunidade para atividades recreativas, turísticas, culturais, educacionais e espirituais;

Melhoria da saúde física e mental

Benefício direto

Poluição do ar/ emissão de CO2

Incidência:

Benefícios:

Melhoria da qualidade do ar

Regeneração urbana

Incidência:

Benefícios:

Estética e design da cidade; inspiração

Gestão de áreas verdes

Incidência:

Benefícios:

Justiça e coesão social

Incidência:

Benefícios:

Planejamento Participativo e governança

Economia verde

Incidência:

Benefícios:

Economia de recursos públicos;

oportunidade para negócios sustentáveis/verdes

Descrição geral

Parques lineares multifuncionais estão entre os melhores exemplos de SbN, pois agregam vários elementos da infraestrutura natural (verde e azul) combinados a elementos da infraestrutura cinza em um mesmo espaço. Eles são obras estruturadoras de programas ambientais e de gestão de áreas degradadas, sendo parte de sistemas integrados conectados por ruas arborizadas, servindo, muitas vezes como espinha dorsal da infraestrutura verde urbana.

Este tipo de parque se caracteriza como uma intervenção urbanística associada à rede hídrica, muitas vezes situada em áreas de fundo de vale e em área de planície aluvial, acompanhando o curso de rios e córregos. Alguns objetivos comuns são:

  • proteger ou recuperar os ecossistemas lindeiros aos cursos e corpos d’água;
  • conectar áreas verdes e espaços livres de um modo geral;
  • controlar enchentes; e
  • prover áreas verdes para o lazer [42].

Além do interesse ecológico e paisagístico, nos parques lineares coexistem distintas funções: gestão das águas, proteção da biodiversidade, recreação, cultura, educação, turismo e desenvolvimento econômico. Pela sua localização, eles propiciam aos moradores de metrópoles a possibilidade de visitar áreas naturais, com paisagens verdes, fauna e flora, sem a necessidade de sair dos centros urbanos. Eles podem ser temáticos, de modo a enriquecer sua essência, destacando algum fato histórico ou homenageando alguma etnia ou personalidade, por exemplo. Também é possível constatar que é nestes parques que grande parte da população urbana desenvolve sua relação com a natureza, o que os torna também uma importante ferramenta para conscientização ambiental.

Devemos destacar que parques urbanos – ou parte deles – podem ser designados como Unidades de Conservação (UC), a exemplo do Parque Natural Municipal, na categoria de proteção integral definido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Seu uso está vinculado a ações destinadas à preservação dos ecossistemas naturais por meio do desenvolvimento de atividades recreativas, educativas e de interpretação ambiental. Destacamos que, neste caso, devem ser seguidas regras específicas estabelecidas no SNUC – Lei nº 9.985/2000, não exploradas neste catálogo.