Características técnicas

Telhados verdes extensivos

Possuem uma fina camada de substrato coberto por vegetação de baixa manutenção, como musgo, folhagens e flores (nativas ou introduzidas ruderais) ou gramíneas [28]. Incluem-se aqui os sistemas de sucessão e manejo ecológico.

Não são usualmente construídos para uso humano, em muitos casos não são sequer visíveis e têm acesso restrito para manutenção eventual. Seu foco principal é o técnico e estético, trazendo melhorias ambientais e ecológicas. Suportam plantas de menor porte e com reduzido sistema de raízes, porém mais resistentes ao vento, a amplas variações de temperaturas, a menores regimes hídricos e a elevados índices de radiação [29].

Telhados verdes intensivos

Caracterizam-se pela variedade de plantas ornamentais utilizadas no paisagismo, inclusive vegetação de maior porte e, muitas vezes, podem ter camadas de substrato mais espessas. Em geral são mais caros e exigem mais capacidade de carga da cobertura e mais manutenção que os extensivos, mas por outro lado entregam um maior volume de serviços ambientais.

Geralmente são instalados em telhados acessíveis aos residentes ou ao público, para criar espaço para atividades como jardinagem, relaxamento, socialização [28] ou produção de alimentos. São também utilizados como jardins convencionais, porém suspensos, com aplicação de gramíneas, arbustos e até árvores, requerendo maiores cuidados com irrigação, fertilização e manutenção [29]. Nesta categoria, podemos ainda considerar sistemas intermediários como os semi-intensivos [27].

Como o sistema funciona?

A eficiência dos telhados verdes é garantida por camadas de diferentes materiais e pela ação biológica das plantas que, além de manter a funcionalidade, protegem as edificações existentes abaixo deles – algumas referências citam um aumento de mais de duas vezes na vida útil da cobertura da edificação quando protegida com um telhado verde [30].

Os processos naturais associados a esta SbN são a evapotranspiração e a absorção da luz solar [27]. Ao amortecer e reter a chuva, a vegetação e o solo que compõem os telhados verdes permitem que estes processos ocorram, liberando água lentamente para a atmosfera [26].

Além disso, parte da água também é acomodada pelo substrato e sistema de drenagem, sendo liberada pouco a pouco e escoada para a rede pluvial.

Figura 3.1 B – Esquema com processo de evapotranspiração e benefícios gerados