Condições e etapas para implementação

Os telhados verdes podem ser aplicados sobre qualquer construção, seja nova ou já existente, pública ou privada, como lajes ou telhados de edifícios, coberturas de postos de gasolina, pontos de ônibus etc. [28]. A implementação desta SbN não é considerada como complexa, assim como a sua remoção [31].

É indispensável considerar que um telhado verde adiciona uma quantidade considerável de peso a um edifício, em comparação com um telhado cinza. Alguns exemplos práticos – como este telhado da fábrica de uma grande montadora de automóveis – indicam que a capacidade de carga da estrutura pode partir de 45 kg/m². Assim sendo, frisamos que o cálculo da capacidade máxima de carga deve ser feito por um profissional de engenharia civil estrutural, sendo necessário considerar fatores de tráfego humano, condições meteorológicas e climáticas e instalações temporárias, além do peso da própria cobertura em si [26].

Para que haja um escoamento eficiente, a inclinação mínima da cobertura deve ser de 2%. No caso de ângulos mais íngremes, podem ser instalados tapetes antiderrapantes e sistemas específicos [28].

Há uma grande variedade de opções para a construção de telhados verdes, sendo mais comuns os sistemas:

  • Individual de camadas – os componentes são instalados separadamente. É muito comum nos sistemas intensivos;
  • Modular – combina dois ou mais componentes essenciais dos tetos verdes em um só produto. Podem ser flexíveis (tapetes ou esteiras) ou rígidos (bandejas). É muito usado para os sistemas extensivos e semi-intensivos.

Etapas necessárias para a implementação

As características do local em que será implementada uma cobertura verde dependem dos objetivos do projeto. Neste catálogo, focaremos nas principais etapas para construção de um sistema individual de camadas, fazendo, porém, algumas indicações pontuais de personalização para sistemas modulares.

Para evitar o risco de danos à estrutura do edifício, antes da construção de um telhado verde, é necessário um planejamento adequado, com o auxílio de profissionais capacitados para o dimensionamento e para a escolha dos materiais necessários. Além disso, deve-se seguir as indicações dos fabricantes dos componentes.

Figura 3.3A – Seção de telhado verde extensivo (esquerda) e telhado intensivo (direita)
CamadaFunçãoAplicação
1VegetaçãoAmortecimento e filtragem da água da chuva e garantia dos processos de evapotranspiração, de absorção dos raios solares e produção de biomassa• A seleção das plantas depende do tipo de clima, local, da taxa de crescimento da espécie e do tamanho na maturidade – e principalmente dos objetivos de uso do proprietário
2Camada de substratoSuporte da vegetação no qual ocorre o trabalho das raízes• Para estruturas com menor capacidade de carga são indicados substratos leves, capazes de reter umidade de forma controlada
• A espessura, o teor nutricional e de inertes variam de acordo com o tipo de telhado e o tipo e porte da vegetação
3FiltroPrevenção para que substrato fino e sedimentos não passem para a camada de drenagem• Em sistemas vernaculares e intensivos com maior estruturação de cargas, o filtro pode ser feito com uma camada de areia fina sobre a camada drenante
• Em obras comerciais, é recomendado o uso de geotêxteis (do tipo tecido ou não tecido) com comprovada capacidade de filtragem e vazão
• É camada obrigatória tanto para sistemas extensivos como intensivos, sendo responsável por conectar a camada drenante e a camada de substrato
4Camada de DrenagemEscoamento das águas pluviais em excesso para drenos e calhas, permitido a circulação de ar na base de raízes do sistema• Podem ser utilizados: materiais britados, argila expandida, manta geotêxtil drenante, bandejas ou placas de plástico moldado para drenagem com reservatório de água, grelhas e pisos elevados, dutos de drenagem, entre outros
• Sistemas extensivos e intensivos podem contar com elementos drenantes que também promovem o armazenamento de água para sustentar a vegetação e controle o escoamento do excedente
5Camada de proteção anti-raizProteção contra danos estruturais causados pelas raízes• Proteção anti-raiz como característica intrínseca, podendo ser de dois tipos: I. química – na qual é adicionado um repelente de raízes na composição da manta ou pintura asfáltica; II. física – na qual a proteção contra danos de raízes é conferida pela dureza e composição da manta impermeabilizante (como as de PVC, TPO, EPDM, dentre outras)
• É importante destacar que qualquer tipo de vegetação – seja de sistemas extensivos ou intensivos – pode causar danos à impermeabilização caso ela não tenha garantia comprovada contra isso. A recomendação é que o produto tenha certificação – preferencialmente seguindo o Guia alemão de diretrizes para telhados verdes [32]). O Brasil já conta com disponibilidade de muitos produtos com eficiência comprovada, contudo, é recomendável exigir a garantia do fornecedor
6Camada impermeabilizanteGarantia da estanquidade do sistema• Há diversos tipos de sistemas impermeabilizantes – membrana líquida de poliuretano, manta asfáltica, PVC, TPO, EPDM e até aditivos para concreto – e cada tipo de material/sistema terá seu processo diferenciado para aplicação
• É necessário um teste de estanqueidade após a aplicação de cada camada
7Cobertura da edificaçãoSuporte e delimitação do espaçoTelhado ou laje com inclinação mínima de 2% e capacidade de carga – conforme sistema desejado
Baseado em: [28] [31]

Opções de personalização

  • Módulos, plugues, tapetes de vegetação, sementes, recipientes de viveiro e mudas são opções de plantio viáveis, cada uma com benefícios e desvantagens a serem considerados [26].
  • Alguns módulos – geralmente destinados a plantas de pequeno porte – agregam a camada drenante, o filtro e a camada de isolamento, o que facilita muito a instalação do telhado verde.
  • Muitos sistemas modulares são entregues já com o substrato e a vegetação fixados. As plantas já vêm estabelecidas e aclimatadas, o que permite o valor máximo da biodiversidade desde o primeiro dia [33].
  • Para instalações onde a precipitação esperada excederá as capacidades do telhado verde, um sistema de drenagem, como o de módulos de plástico leve, deve ser instalado para acomodar a água da chuva [26].
  • Há também os sistemas inteligentes equipados com um processo de drenagem automatizado que reduz sobrecarga na estrutura do telhado [33]. Alguns deles promovem a recirculação da água – de modo que até 100% da água da chuva pode ser reutilizada para irrigação – durante os períodos de seca [27].
  • Telhados verdes extensivos podem estar conectados a sistemas naturais de tratamento de águas residuais domésticas – as chamadas “águas cinza”. Estes sistemas podem ser encontrados na literatura como constructed wet roofs – CWR [27].

Seleção da vegetação

A escolha das plantas para a composição de um telhado verde está diretamente relacionada às expectativas de uso/manutenção e aos objetivos do proprietário/usuário, levando em consideração as condições macroclimáticas da região e microclimáticas do local específico onde a cobertura será instalada.

Saiba mais sobre as condições climáticas do seu município acessando o Banco de Dados Climáticos do Brasil

Devemos buscar espécies disponíveis localmente para potencializar as conexões ecológicas regionais. Nesse sentido, são especialmente relevantes as espécies nativas, além das chamadas ruderais: plantas exóticas, porém adaptadas e integradas ao ecossistema urbano local. É necessário cuidado especial para os fatores de densidade e insolação e para características particulares das espécies desejadas, para que o telhado não acabe se tornando um problema pelo consumo excessivo de água.

A seguir apresentamos alguns pontos – diferentes para telhados extensivos e intensivos – a serem considerados na composição da vegetação.

Telhados verdes extensivos

As mais adequadas são plantas de baixo crescimento, de raízes rasas e de rápida propagação, como suculentas, ervas, pequenos arbustos com flores e folhagens, gramíneas e musgos. São plantas anuais, bianuais ou perenes, resistentes que são capazes de sobreviver com a absorção mínima de nutrientes e de manter a cobertura vegetal de modo espontâneo [27].

É interessante considerar uma grande variedade de espécies – especialmente de gramíneas e flores nativas – para agregar maior valor aos invertebrados e pássaros, evitando ao máximo espécies exóticas [33]. Telhados verdes com camadas de substrato muito finas só podem suportar plantas resistentes à seca e com autossemeadura. Exigem menos mão de obra e pesam menos [26].

Telhados verdes intensivos e semi-intensivos

Estas categorias de telhados são amplamente adotadas ​​para criar grandes áreas no topo de edifícios e podem incorporar todos os tamanhos e tipos de plantas. Por isso, além dos grupos especificados no tipo extensivo, o leque de plantas – especialmente nos telhados intensivos – é muito maior, podendo ser usadas espécies de árvores e arbustos, entre outras plantas perenes.

O meio de crescimento é relativamente espesso e mais profundo do que em sistemas extensivos, o que permite maior riqueza de nutrientes para suportar o crescimento de plantas ou árvores maiores [27]. Nos semi-intensivos podem ser usadas espécies que consigam explorar, com limitações, a profundidade, como arbustos, folhagens ou espécies menores.