Manutenção

Jardins de chuva normalmente demandam pouca manutenção, embora sejam necessárias inspeções periódicas e alguns cuidados, especialmente nos primeiros anos.

  • Ervas daninhas – conforme o jardim amadurece, as plantas suprimem o crescimento de ervas daninhas. Em torno de dois anos, a necessidade de remoção regular destas espécies invasoras será diminuída, embora uma inspeção visual seja recomendada uma vez a cada três ou quatro meses [33].
  • Rega – as plantas nativas devem ser regadas de acordo com a necessidade de cada uma, geralmente três vezes por semana durante um período de estabelecimento nas primeiras quatro semanas após a instalação. Durante o primeiro ano, é recomendável regar e capinar o jardim duas vezes por semana até o primeiro outono e, após isso, durante todos os anos subsequentes a uma seca [26]. Dependendo do local, não há necessidade de rega.
  • Poda e limpeza – o corte, a remoção e a substituição de plantas mortas devem ocorrer conforme a necessidade. A remoção de detritos deve ocorrer mensalmente durante a vida útil do jardim de chuva [26].
  • Manutenção do vertedor e verificação das camadas drenantes quanto a manterem sua funcionalidade.