Considerações finais

Principais lacunas para efetividade das SbN no Brasil

Existe um potencial significativo na utilização das Soluções baseadas na Natureza para enfrentar os desafios urgentes do nosso tempo, principalmente sendo o Brasil um dos países mais biodiversos do mundo. Na prática, no entanto, há muitas barreiras que impedem o ganho de escala das ações, incluindo entre outros:

  • baixo conhecimento técnico e pensamento de curto prazo das gestões públicas;
  • carência de processos públicos de licitação que abracem as SbN;
  • falta de indicadores e de estratégias de monitoramento que gerem resultados contundentes sobre sua efetividade;
  • ausência de incentivos legais e estruturas regulatórias;
  • poucos espaços de planejamento que engajem diferentes atores e conhecimentos;
  • falta de recursos para estudos e pré-projetos.

As SbN exigem o endereçamento de várias questões legais, metodológicas e estruturais – algumas delas exploradas neste material – para que as iniciativas tenham perenidade e não caiam em descrédito, sobretudo para a população.

Apesar de termos à disposição a longa história das Soluções baseadas na Natureza e o acúmulo de conhecimento e experiência devido ao seu uso, em muitas situações, como por exemplo as políticas de gestão dos recursos hídricos, ainda não consideram o uso delas.

Grande parte dos gestores públicos e do setor privado ainda não está convencida do papel da natureza na provisão de serviços ambientais fundamentais para a sociedade e para a perenidade de seus negócios, o que exige boa capacidade de argumentação no momento de apresentação dos projetos, além de toda a preparação técnica envolvida.

A reabilitação dos centros urbanos – assim como a expansão da urbanização – integram-se à pauta das políticas e aos debates contemporâneos de uma maneira que não se restringe ao campo específico da engenharia convencional. É necessária uma visão diferenciada com a finalidade de preservar as áreas naturais e sua biodiversidade e, consequentemente, os serviços ecossistêmicos por elas gerados [6], de modo a atingir uma relação mais harmoniosa com ambiente em que vivemos, seja nos grandes centros urbanos, nas áreas periurbanas ou nas zonas rurais.

A mudança para um novo modelo de relação com a natureza em nossa sociedade é imprescindível para garantirmos a vida no presente e no futuro. A resposta dependerá, ao menos em parte, da nossa habilidade de passar a trabalhar com a natureza [14], de forma antecipada e preventiva a futuros problemas críticos, em vez de trabalhar contra ela.